segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ATIVIDADE 3.4 - RELATO DO PROETO DE TRABALHO


ATIVIDADE 3.4
Cursistas: Goreth, Lilian, Maria Chaves, Fátima, Mônica.

Durante uma aula do Curso Aprendendo com as TICS  do EPROINFO, cujo assunto era contextualizar a mudança da teoria a prática com o uso do programa HAGAQUÊ , tivemos  a ideia de trabalharmos o tema Consciência Negra já que estava próximo da data. E dessa forma, planejamos um projeto interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Biologia que integraria a tecnologia para facilitar a aprendizagem dos alunos.
Nas aulas de Língua Portuguesa iniciou-se com a exibição do Poemanifesto da Cultura negra, em seguida foi feita uma reflexão a respeito da obra; prosseguindo o estudo sobre a cultura afro-brasileira, fez-se uma reflexão sobre a cultura negra em nosso idioma e o significado de alguns léxicos afro-brasileiro. E como o objetivo deste projeto era a valorização e respeito à raça negra, exibiu-se o Vídeo Vista a minha pele que após  analisado pela a turma foi solicitado um comentário oral enfatizando a relação do vídeo com a vida real. A turma mostrou-se atenta e participativa com o tema e logo foi fácil propor uma tarefa de produção textual que envolveria a HQ e o uso do programa HAGAQUÊ.
Nas aulas de Biologia, foi trabalhado com o tema fenótipo e genótipo no organismo humano considerando as diferenças externa do corpo em geral enfatizando a cor da pele( quantidade de melanina). Após foi passado um slide sobre as características do corpo através da fenocópia. E discutido com os alunos sobre a Consciência Negra e o racismo, e pedi para associar as diversidades biológicas e fenológicas. Após também foi lançada a tarefa na qual a professora Lilian já tinha explicado sobre a produção textual em quadrinhos sobre o tema proposto, com uso do programa HAGAQUÊ. Os trabalhos foram produzidos com bastante entusiasmo.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário