segunda-feira, 28 de novembro de 2011

HISTORIA EM QUADRINHOS - CONSCIENCIA NEGRA

ESTE TRABALHO FOI REALIZADO PELO OS ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DA ESCOLA ESTADUAL JOAOXXIII.


ATIVIDADE 3.4 - RELATO DO PROETO DE TRABALHO


ATIVIDADE 3.4
Cursistas: Goreth, Lilian, Maria Chaves, Fátima, Mônica.

Durante uma aula do Curso Aprendendo com as TICS  do EPROINFO, cujo assunto era contextualizar a mudança da teoria a prática com o uso do programa HAGAQUÊ , tivemos  a ideia de trabalharmos o tema Consciência Negra já que estava próximo da data. E dessa forma, planejamos um projeto interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Biologia que integraria a tecnologia para facilitar a aprendizagem dos alunos.
Nas aulas de Língua Portuguesa iniciou-se com a exibição do Poemanifesto da Cultura negra, em seguida foi feita uma reflexão a respeito da obra; prosseguindo o estudo sobre a cultura afro-brasileira, fez-se uma reflexão sobre a cultura negra em nosso idioma e o significado de alguns léxicos afro-brasileiro. E como o objetivo deste projeto era a valorização e respeito à raça negra, exibiu-se o Vídeo Vista a minha pele que após  analisado pela a turma foi solicitado um comentário oral enfatizando a relação do vídeo com a vida real. A turma mostrou-se atenta e participativa com o tema e logo foi fácil propor uma tarefa de produção textual que envolveria a HQ e o uso do programa HAGAQUÊ.
Nas aulas de Biologia, foi trabalhado com o tema fenótipo e genótipo no organismo humano considerando as diferenças externa do corpo em geral enfatizando a cor da pele( quantidade de melanina). Após foi passado um slide sobre as características do corpo através da fenocópia. E discutido com os alunos sobre a Consciência Negra e o racismo, e pedi para associar as diversidades biológicas e fenológicas. Após também foi lançada a tarefa na qual a professora Lilian já tinha explicado sobre a produção textual em quadrinhos sobre o tema proposto, com uso do programa HAGAQUÊ. Os trabalhos foram produzidos com bastante entusiasmo.      


Projeto interdisciplinar : Consciência Negra



ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII RIACHINHO-TO
Projeto interdisciplinar : Consciência Negra

1.  Objetivo Geral: Despertar o interesse dos alunos pelo o repeito a diversidade racial.

2.  Objetivos específicos:
Língua Portuguesa
  • Associar texto literário  a estilo e a contexto histórico cultural da época;
  • Reconhecer por meio de estudos comparativos, traços caracterizadores da literatura afrobrasileira;
  • Reconhecer palavras oriundas da África que se incorporam ao léxico português.
  Biologia
  • Trabalhar com a questão fenotípica e genotípica do ser humano considerando as diferenças externas ao nosso organismo.
3.  Alvo: alunos da  3ª série do Ensino Médio, turno vespertino da Escola Estadual João XXIII.

4.  Fundamentação e Metodologia:
Durante uma aula do Curso Aprendendo com as TICS do  EPROINFO, cujo assunto era  contextualizar a mudança da teoria a prática com o uso do programa HAGAQUÊ, tivemos a ideia de trabalharmos o tema Consciência Negra na sala de aula e , assim de forma interdisciplinar entre língua portuguesa e biologia ,integrar a tecnologia para facilitar a aprendizagem.

5.  Duração: de 14/11 a 19/11.

6.  Culminância: dia 21 de novembro de 2011 durante o encontro do Curso EPROINFO faremos a apresentação para a tutora, Clean, das HQ produzidos pelos alunos .

7.  Disciplinas envolvidas: Português e Biologia.

8.  Recursos:
Vídeo Poemanifesto do movimento negro;
Slide com palavras afro-brasileira;
Vídeo Vista a minha pele;
Vídeo sobre fenótipo e genótipo;
Papel ofício

9.  Critérios avaliativos: Criação de histórias em quadrinhos abordando a questão do respeito a diversidade racial dos negros.

10.  Envolvidos no projeto: Cursistas do Programa EPROINFO:

Goreth Alves Borges Souza;
Lilian Feitosa Moura;
Maria Chaves da Luz Melo;
Maria de Fátima Leal da Fonseca Sales;
Mônica da Silva Lima Araújo.

CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: A TEORIA A PRÁTICA

A mudança só acontecerá se começar por nós educadores, digo no uso das tics, pois hoje a tecnologia está muito avançada . Ser professor não é só dar aula, não é só instruir o aluno, é fazer com que ele aprenda através de vários meios de estudos que hoje as escolas oferecem ao alunado. Isso faz com que surjam novas idéias em nossa prática pedagógica.

REFLETINDO SOBRE WIKIPÉDIA

Ao navegar pelo wikipédia descobrei que ele é uma fonte muito rico em conhecimentos,pois através dele podemos navegar por muitos caminhos .

Conceituando hipertexto individualmente



Hipertexto é o termo que remete um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons. Cujo acesso se dá através de referências específicas, denominadas hiperlinks , ou simplesmente links. O hipertexto vem auxiliar o ser humano na aquisição e assimilação do conhecimento. Pois como o cérebro humano, ele não possui  uma estrutura linear,sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Segundo Ted Nelson quando navegamos por um hipertexto digital devemos estar atentos e sensíveis as informações que eles nos transmitem para que não façamos coisas erradas, pois, hipertexto como o próprio nome diz, é um super texto de informações. Analisando a fala do autor concordo plenamente no autor, pois a internet tem muitas coisas boas mais também muitas deixam a desejar. Ela nos facilita como educador em nossos trabalhos do dia a dia.

Navegando em busca do conceito de hipertexto.

  O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo o usuário, agregando recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil.O ser humano pode interagir de maneira mais dinâmica com a informação, escolher entre muitas trajetória e esquemas possíveis de leituras, experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido.OS  links facilita o acesso aos conteúdos e o Google, facilita o caminho para entrar na internet, eu aprendi um pouco sobre os links, também naveguei por vários caminhos interessantes, como uma parte de um texto onde diz que as tecnologias é um desafio para nós educadores.

Quem sou eu (professor) neste contexto?

O que é ser professor hoje?
             Ser professor hoje é viver intensamente a sua profissão com consciência e sensibilidade, pois não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem professor. Hoje é uma tarefa difícil, para os educadores, pois precisa de dedicação , aos estudos, pesquisas tecnológicas, para o seu desenvolvimento profissional. O professor participa ativamente do processo de aprender, incentivando em grupo ou individual a busca de novos saberes; sendo detentor de senso crítico  s, conhecendo o campo do saber que pretende ensinar, e ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da sua realidade que o cerca.
Quem sou eu (professor) neste contexto? 
Sou uma educadora e estou tentando aperfeiçoar e em busca de novos conhecimentos, através de parcerias com os colegas, pois para ser educador atualmente, temos que está aberta para novas aprendizagem, principalmente na área das tecnologias, pois a nossa clientela de hoje que são os nossos alunos e para o profissional da educação um trabalho dinâmico e inovador e tudo isto só será possível através de estudos e capacitações constantes.